#LabEWÛA: Xampu saponificado e não saponificado. Qual é a diferença?

Nem todos os xampus sólidos são iguais, sabia?
No mundo dos cosméticos naturais, você pode encontrar dois tipos de xampus sólidos: os saponificados e os não saponificados.

XAMPUS NÃO SAPONIFICADOS
Esse é o processo que a EWÛA utiliza na formulação dos xampus sólidos, porque o resultado são produtos que se adaptam facilmente ao cabelo e o resultado é muito positivo! 🙂

Nesse processo, ao invés da saponificação, os xampus são elaborados com um surfactante de origem vegetal e é possível regular o pH final do produto. Dessa forma, esse tipo de xampu se adapta facilmente aos fios e ao couro cabeludo, sejam eles oleosos, secos ou equilibrados.

XAMPUS SAPONIFICADOS
Os xampus saponificados são elaborados a partir da saponificação de óleos vegetais e gordura juntamente com uma solução alcalina. É chamado de “saponificação”, porque quando a substância alcalina neutraliza os ácidos graxos dos óleos, forma “sabões”. É um processo parecido com o do sabonete.

Esses xampus ficam com o pH um pouco alcalino, não sendo ideal para alguns tipos de fios, uma vez que o pH natural dos fios e do couro cabeludo é mais ácido. Sendo assim, algumas pessoas sentem dificuldades na adaptação desse tipo de xampu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como podemos lhe ajudar?