Guia de meditação para iniciantes.

Antes de começarmos, vale listar os benefícios da meditação. Estudos indicam que ela é capaz de:
_ Reduzir o estresse;
_ Melhorar a memória;
_ Aumentar a concentração;
_ Revigorar o humor;
_ Aperfeiçoar o sono.

Passo 1:
Escolha um local calmo e de preferência, sem interferências sonoras. Acenda uma vela ou incenso. Isso pode te ajudar a entrar no clima da meditação. Sente-se numa posição confortável. Pode ser de “pernas de índio”.

Passo 2:
Programe um despertador suave para ali 2 minutos. Feche os olhos. Inicie uma sequência de respiração profunda, inspirando e expirando lentamente. Concentre-se apenas em sua respiração.

Passo 3:
Se pensamentos vierem à sua mente, deixe-os passar. Não lute contra eles. apenas deixe-os ir. Retome a concentração na respiração.
Se você tiver muita dificuldade de se concentrar apenas na sua respiração, imagine-se num local que te traga felicidade, calma, paz. Exemplo: uma praia.

Passo 4:
Quando o despertador tocar, interrompa-o. Concentre-se em retomar à sua consciência para o agora.
Sinta e perceba os efeitos no seu corpo. “Meus batimentos estão mais calmos ou acelerados?” “Me sinto mais relax@ ou ansios@?”

Passo 5:
Antes de abrir os olhos, agradeça ao Universo por aquele momento. Quando se sentir pront@, abra os olhos.


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